Hoje trago uma dica simples, mas de muita valia. Muitos me perguntam por e-mail, pelo fórum AVESSO ou pessoalmente, o que fazer quando se está indeciso e não se sabe para que concurso se dedicar?
Todos havemos de concordar que é muito difícil conciliar dois ou mais concursos ao mesmo tempo. O estudo simultâno de matérias gera um esforço além do comum e, ainda, aumenta a chance de estresse e confusões na hora de macetes e tudo mais.
Por isso, sempre indico que o ideal é focar em apenas um concurso! Mas aí vem a pergunta: o que fazer quando não temos esse concurso "X"?! Como fazer o estudo render se não temos um foco e a cada dia preferimos um concurso diferente?!
Pois então! Tá na hora de garantir o seu trunfo! Sabem o que é um trunfo? Trunfo é o naipe vencedor no jogo de baralho. É aquela carta que vence qualquer outra. Como estou falando em trunfo nos concursos, quero dizer que precisamos descobrir e construir a nossa matéria trunfo!
Ou seja, nessas horas devemos estudar matérias comuns à maioria dos concursos de forma que uma delas se torne a nossa garantia de questões certas em toda e qualquer prova. Trata-se de nos tornarmos especialistas em, no mínimo, uma área.
Na minha carreira de concurseiro, escolhi Constitucional como meu trunfo. Sempre que estava sem edital ou sem um concurso específico, estudava Constitucional... Resultado disso: nos últimos 5 concursos não errei uma questão sequer.
Portanto, antes de decidir um concurso definitivo para focar seus esforços, escolha que matéria será seu trunfo e comece a estudá-la com afinco. Use esse tempo meio "lost" entre um concurso e outro para formar o seu diferencial dos demais concorrentes.
Meu conselho para um trunfo em concursos não poderia ser outro: Constitucional.
Agora, tenham certeza que Português é excelente como "carta na manga" e quem tem este trunfo nas mãos, em regra, tem maiores chances de vencer o jogo. Isso tem se confirmado na maioria dos últimos concursos.
Abraço! Deus os abençoe!
0 comentários:
Postar um comentário
Bem vindos, concurseiros e concurseiras! Espero que aproveitem ao máximo tudo que estiver a sua disposição aqui! Participem deixando um recado, comentário ou dúvida. O mais rápido possível estarei respondendo.
Se tiver interesse, não esqueça de assinar nosso FEED para ficar por dentro das novas dicas e resumos de Constitucional.